Apoiamos a luta do Paraguaio

Antes da Tempestade, coletivo internacionalista de comunicação, apoia a luta do Povo Paraguaio contra o Golpe de Estado, perpetrado pelo seu parlamento. Cremos que este parlamento, supostamente investido de poder legal, não tem legitimidade política para derrubar um presidente. Pois, foi o povo paraguaio quem colocou Fernando Lugo na presidência e somente ele tem direito e a legitimidade para retira-lo de lá, se assim o quisesse.

É irônica a ação destes parlamentares, rápida e precisa. Pois, o povo latino-americano, pobre está acostumado a esperar anos, até séculos, para verem alguma pequena justiça ser feita aos seus. São os assassinatos impunes, as invasões e despejos de indígenas, perseguição de lideranças populares. Aqui, os coronéis do poder, liberais e colorados, que governam há anos um dos países mais pobres da América Latina, que foram eficientes para levar a cabo a sua Justiça.

Por isto, condenamos o Golpe Parlamentar ao Povo Paraguaio, e apoiamos a luta que agora supera a própria figura de Fernando Lugo, pois representa a luta de um projeto popular que está na mão dos lutadores paraguaios, mas que é dever de todo internacionalista, principalmente aos latino-americanos, apoiar e engajar-se. Pois, também representar um espelho da nossa própria luta contra a impunidade, o cinismo do poder, e as injustiças impressas em anos de golpes, de ditaduras e de feridas em nossa Pátria Grande.

Anúncios