A LUCIDEZ E SUA FACE SOMBRIA: UM FILME DE ALEXANDER KLUGE

Por Romero Venancio (UFS)

O lançamento do filme do alemão Alexander Kluge é uma noticia interessante e inteligente, desde que aqueles que vão ver sua película tenha alguma ideia do que o aguarda. A Versátil acaba de lançar no Brasil o seu mais recente filme: Noticias da antiguidade ideológica: Marx, Eisenstein, O Capital. Originalmente lançado  em 2008 na Alemanha em plena crise do capitalismo e de seus bancos fraudulentos, o filme já nascia dentro de uma atualidade sem concorrência no tipo de cinema feito na Europa e no resto do mundo.

Em 2011 é lançado no Brasil num momento que estamos vivendo mais um desdobramento de mais uma crise do Capital. Nada mais atual, portanto. O filme esta dividido em três partes num total de quase nove horas de duração juntamente com uma série de extras que acompanha a caixa e um libreto com pequenos artigos e uma apresentação da estrutura do filme escrita pelo próprio diretor, que por sinal, é filósofo e bacharel em direito na Alemanha.

Já nasce num formato clássico e como registro histórico de uma época sombria, mesmo com toda a pseudo-alegria religiosa dos “contentes do Capital”. A divisão é a seguinte: I. Marx e Eisenstein na mesma sala; II. Todas as coisas são homens enfeitiçados; III. Paradoxos da sociedade de troca. Segundo alguns comentários ao filme, Kluge teria retomado o antigo projeto de Eisenstein de fazer uma adaptação cinematográfica de O Capital de Marx, mas na verdade apenas a primeira parte indica isto.

Uma coisa é certa, Kluge afirma no texto do libreto que acompanha o dvd: “Os instrumentos analíticos de Marx não estão ultrapassados” (p.14). Num momento em que vemos o rebaixamento de títulos americanos pela primeira vez em sua história, desde o pós-guerra; a crise de moradia e emprego na maior parte do mundo; a situação caótica da economia de países como a Grécia, Irlanda e Portugal; a Itália se precipitando na crise com um pacote de corte de gastos públicos cruel para os mais pobres; os sinais claros de recessão mundial e as ruas que começam a se movimentar em pequenas rebeldias, mas significativas por aqueles que não querem serem os únicos a pagarem a conta da farra burguesa. Estes exemplos já seria motivo de dar razão a afirmação de Kluge e de seu mais recente filme no Brasil.

Encontramos nos extras da obra uma preciosa entrevista que Jean-Luc Godard concede a Kluge no curta-metragem Amor cego (2001) onde este faz uma referencia importante para entender o formato do filme do próprio Kluge. Godard falando de alguns de seus filmes, cita o “estilo cíclico dos contos de Borges”. Provavelmente, o escritor argentino apreciaria a noção cíclica de Godard, seguida por Kluge. A dimensão cíclica é uma maneira de entender a lógica do Capital e de suas crises que voltam como um “eterno retorno do mesmo ” (para lembrar mais um alemão).

Percebe-se no subtítulo do filme, que a pretensão do diretor alemão não se mostra modesta. A tríade (Eisenstein, Marx, O capital) proposta responde pela proposta de retomar Eisenstein pelas vias formais do Ulisses de James Joice. Se este adotou o contexto épico de Homero para contar, num fluxo de consciência, um único dia na vida medíocre e reificada do personagem Leopoldo Bloom, Eisenstein faria o mesmo renovando o protagonista por um casal de operários metido no turbilhão da era industrial e aparentemente perdidos nesta engrenagem.

Com mais evidência na mulher do que na figura masculina (sentido dado por Fredric Jameson dos papeis de Eisenstein). O mesmo processo segue Kluge conscientemente só que conferindo-lhes ares atuais. Aqui está a originalidade criativa e sensível do cineasta alemão. As três partes do filme refletem sobre a História, só que uma concepção de História na linha de Walter Benjamin (mais um alemão no caminho do cineasta), algo somente possível como algo a ser radicalmente escavado e a partir dos de baixo e dos perdedores dessa longa marcha.

Muito semelhante a uma personagem de um filme do próprio Kluge, Gabi Teichert, em O Patriota (não confundir com o titulo do lixo meloso de Mel Gibson), onde esta personagem tira a pá da bolsa  e começa a escavar freneticamente em busca de pistas sobre o passado em ossos e pedaços de vasos antigos. No filme em questão, seu principio, quando da realização em 2008, partiu da impactante crise já apontada anteriormente e vivida dentro do sistema de especulação de créditos bancários. Esse momento, para ele, seria tão emblemático quanto o operado por situações como a revolução industrial e a quebra da bolsa nova-iorquina de 1929.

Ao alinhavar esses dois períodos, Kluge espelha o próprio interesse pela obra capital da filosofia econômica no sonho não realizado pelo russo de filmá-la. A maneira como Kluge faz tudo isso tende a um resultado estimulante do ponto de vista cinematográfico e político. Reúne depoimentos de intelectuais, poetas, ensaístas, professores, filósofos sobre questões várias do capitalismo contemporâneo e de significativos momentos do século XX.

O filme alimenta-se ainda de cartelas com pensamentos e poemas que surgem traduzidas e coloridas na tela, material extraído da obra da poeta e anarquista da Comuna de Paris Louise Michel. Os recursos para Kluge dar conta da demanda exigida pela união de Eisenstein e Marx, multiplicam-se com trechos de óperas, a exemplo da montagem de Tristão e Isolda, de Wagner. Uma cena é marcante no filme: a de como podemos ver o que é uma mercadoria e de como ela se apropria de vários conceitos, seja de cunho abstrato, seja filosófico, adquirindo um valor nada banal, como sugere Marx.

Por fim, é notório que a dissecação operada no filme de Kluge nunca deixa de promover a fonte maior de seu filme, a saber, O Capital por também ter sido obra de grande desafio para Eisenstein e porque não dizer, desafio para qualquer intelectual sério e distante desses bobocas que se intitulam de pós-modernos. Um filme absolutamente obrigatório para aqueles que querem entender o mundo atual mergulhado numa violenta crise do Capital que atinge a mais recôndita subjetividade e a mais degradante e epidérmica condição humana.

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