Estou só. Estou doente.

Por Noel Guerra Jr.

Estou só. Estou doente.

Nas frentes, só como fração pública

Nas entidades, só se eu for oposição

Nos movimentos, só como direção

No partido, só sou pra ser direção da fração pública da oposição

 

Cargos, só de graça e rotativos,

mas não pra mim

 

Alianças, sim eu aceito, só se for

pra disputar os recuados

rachar os vacilantes

e esmagar degenerados

 

Reorganização é o processo de comprovação de que minha organização só já é demais

 

Dizem que só faço críticas… mentira!

Não faço críticas. Só denúncias

Não proponho política. Só exigências

Não debato perspectivas. Pois só gosto dos balanços

 

Eu nunca digo só: “concordo”.

Ou negocio o recuo alheio até ele concordar comigo

Ou recuo diante do alienado até ele negociar sua concordância comigo

 

Sou contra as colaterais, pois prefiro dirigir au-to-no-ma-men-te, e só

 

Resoluções só são boas quando tornam os debates infinitos

 

Perder é só um ato necessariamente antidemocrático baseado em mentiras

Ganhar é a forma democrática de derrotar, colocando só a verdade ao meu lado

 

Uma organização só erra por culpa da maioria

Uma organização só acerta por mérito da minoria

Uma organização só erra por traição da direção

Uma organização só acerta por revolta da base contra a direção traidora

 

Reformista é aquele que não vê a revolução na esquina

Revolução é a realidade inevitável impedida pelas reformas permanentes

Reforma não é nada além de propaganda publicitária contra os revolucionários

Revolucionário é aquele que ensina à força ao reformista que ele só reformaria de verdade se ele fosse além. Só-zinho.

 

Princípio é só uma peça jurídica-política para exigir a revisão de uma estratégia equivocada

Estratégia é só uma peça jurídica-política para exigir a revisão de uma tática equivocada

Tática é só uma peça jurídica-política para exigir a revisão de uma interpretação equivocada de um princípio

 

Método é uma coisa complicada

Pra alguns é só a forma de proceder

Pra outros, o procedimento da forma

Pra mim, é só a forma de comprovar que ambos os procedimentos estão equivocados

mas faço isso só pelos métodos corretos

 

É pequeno-burguês aquele que não justifica seus atos em nome da classe trabalhadora, e só

Só é pró-proletário aquele que classifica de pequeno-burguês os que não justificam seus atos em nome da classe trabalhadora

 

Refluxo é aquele momento em que só a direção burocrática bloqueia a vontade-maior classe

Ascenso é o momento em que a classe adere à direção-maior que representa sua vontade

 

Esquerdismo é só uma doença,

inventada caluniosamente por capitalistas e

por direções traidoras

contra militantes exemplares como eu,

que mesmo diante da vitória final das massas,

às vezes me sinto um doente só,

e às vezes me sinto só um doente.

